sexta-feira, 9 de junho de 2017

Cabelo Seco realiza mais uma Bicicletada Pela Vida

Jovens do Cabelo Seco durante a Bicicletada Pela Vida
Aconteceu nesta Semana do Meio Ambiente, no bairro Cabelo Seco, mais uma Bicicletada Pela Vida, intitulada Eu Sou Amazônia. 

A tradicional iniciativa do Projeto Rios de Encontro contou esse ano com a participação de 48 jovens do bairro e teve como pano de fundo a preservação do Rio Tocantins. 

Segundo Dan Baron, coordenador do projeto, a bicicletada teve como objetivo convidar "todos a participarem da Pororoca Mundial, em solidariedade com a Amazônia e todos os rios do mundo", pontuou. 

A organização registrou ainda que projetos de todas as partes do planeta colaboraram com o envio de fotografias e vídeos, no intuito  de chamar a atenção para a construção, sem consulta prévia  à população impactada, da hidrelétrica de Marabá.  O empreendimento, de acordo com Baron, se constitui em séria ameaça à vida do rio e do meio ambiente da região.

O evento contou ainda com a participação do arte-educador holandês Tom Willems, da Universidade das Artes de Amsterdã, que faz uma residência no Cabelo Seco. 

Texto: André Vianello (com colaboração de Dan Baron)
Foto: Dan Baron

Projeto Ciranda Verde
   

segunda-feira, 5 de junho de 2017

ADÃO ALMEIDA POETIZA NOSSOS RIOS

Neste Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, o blog recebe um dos poemas do talentoso poeta Adão Almeida, segue abaixo o poema Rio Tocantins & Itacaiúnas, na integra:


RIO TOCANTINS & TACAÍUNAS
São seres que se doam
De modo simples e natural,
Para prevalecer o verde. Dizem tchau a sede.
Os rios estão morrendo!
Em negrito, O capitalista se diz infinito.
Dos meus netos
Estão morrendo! Ouço gritos. Rios meus. Dos meus filhos
Que vivam eternamente.
Dos meus bisnetos De todas as gerações
Adão Almeida