sexta-feira, 19 de maio de 2017

Comitê-Pró-Bacia reúne ocupantes de APPs do Itacaiúnas

Ribeirinhos, autoridades e imprensa local reunidos no Vavazão
Nesta quinta-feira (18), no Balneário Vavazão ocorreu o primeiro diálogo entre ocupantes de Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e integrantes da força-tarefa composta pelo Ministério Público do Meio Ambiente, ICMbio, ONGs, Instituições de Ensino Superior, Fundação Casa da Cultura, entre outros atores da questão ambiental na região.

A ação que visava a sensibilização dos moradores das margens do Itacaiúnas quanto a necessidadde de preservação teve início às 08h00 com um pronunciamento do bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, seguido pela Promotora do Meio Ambiente, Drª. Josélia Lopes, que explicou em linhas gerais, como será desenvolvido o projeto pensado pela força-tarefa.

A fala da representante do MPE foi no sentido de estabelecer uma parceria com os  ribeirinhos que hoje residem às márgens do rio, para que eles colaborem com a preservação da mata ciliar, além de se envolverem em outras ações que serão desenvolvidas posteriormente em conjunto com os órgãos oficiais e ONGs.

Presente ao evento o representante do Projeto Ciranda Verde, André Vianello, destacou que o momento é histórico e que os moradores precisam ser instruídos quanto ao que fazer para evitar a degradação do manancial, além de asumir um nova postura diante do meio ambiente, sob pena de toda a sociedade global pagar um alto preço. 

Além de autoridades constiuídas e ONGs, se fizeram presentes a imprensa local, integrantes das guardas florestais: Guardiões do Verde e Indeva, pescadores, comerciantes e sitiantes diretamente interessados na parceria.

Outras reuniões dessa natureza devem ocorrer nos próximos dias, a fim de concretizar o trabalho com os moradores das margens do Itacaiúnas.

Projeto Ciranda Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário