domingo, 9 de julho de 2017

BLITZ MARCA O DOMINGO DE ECOLOGISTAS

Dando continuidade às ações do mês de julho, o Movimento Pró-Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiúnas (MPC),  esteve na entrada da Marabá Pioneira realizando uma Blitz Ecológica com farta adesivagem de carros.

Cerca de 40 voluntáriuos participaram de mais essa etapa da campanha "Mergulhe Nessa Luta Pela Vida!", encabeçada pelo Ministério Público do Meio Ambiente e demais parceiros que integram o MPC do Itacaiúnas.

Durante os próximos meses, segue o cadastramento dos moradores que já se estabeleceram há algum tempo nas margens do rio, que serão enquadrados nas leis ambientais, se comprometendo com o reflorestamento a Área de Preservação (APA), entre outras medidas.

OPERAÇÕES POLICIAIS    

De acordo com a Promotora do Meio Ambiente, Joséia Lopes, a exemplo do que já ocorre desde 2015, a Polícia Civil deve deslanchar uma série de operações visando a retirada e a responsabilização daqueles que ainda insistem em ocupar e desmatar as APAs para a venda ou especulação imobiliária. 

"Este comportamento é criminoso e será reprimido com rigor", prossegue a representante do MP, afirmando que a tecnologia das imagem por satélite está sendo usada pela Polícia Federal, para monitorar as novas invasões, prender e processar quem descumprir a lei. A força tarefa terá a participação da Polícia Militar.

As ações do MPC do Itacaiúnas prosseguem durante o mês de julho e ao longo do ano.

Texto: André Vianello
Foto: Maria do Livramento

Projeto Ciranda Verde



sábado, 8 de julho de 2017

PRÓ-COMITÊ CADASTRA RIBEIRINHOS DO "TACHO"


Como antecipado pelo blog, o Movimento Pró-Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiúnas esteve na tarde desta quinta (06), com sua força tarefa no Porto do Tacho, final da Avenida Sororó, Bairro Independência.

A visita da caravana teve a intenção de dar prosseguimento aos diálogos entre autoridades e moradores ribeirinhos que vivem às margens do Itacaiúnas.  
Cerca de 60 populares do local e lideranças comunitárias compareceram ao evento para falar de suas demandas ambientais e ouvir os integrantes do Ministério Público, Secretaria de Meio Ambiente, e ONGs, que integram o movimento.

Segundo a promotora Josélia Lopes, que responde pela MPE, todos os moradores serão cadastrados perante o órgão e orientados a fazerem as adequações exigidas por lei, sob pena de não poderem mais permancer nesses locais, que são Áreas de Preservação Permanente. 

Continuando, Josélia Lopes ponderou que as autoridades constituidas (MPE, Polícia Civil, Militar e a até a Polícia Federal) estarão reprimindo e prendendo os especuladores de terras públicas nas Áreas de Preservação e inibindo novas invasões.  "Quem, de agora em diante, invadir, vender ou desmatar poderá ser preso e processado", considerou a magistrada.

 Entretanto, o momento é de diálogo e parceria com os atuais moradores dessas áreas, como lembrou o secretário do Meio Ambiente Val André, que aproveitou para colocar o órgão à disposição para esclarecimentos e auxílio aos que precisarem.

O Projeto Ciranda Verde, parceiro do Pró-Comitê do Itacaiúnas, foi representado por André Vianello, que falou sobre os principais pontos da Campanha: "Mergulhe Nessa Luta Pela Vida!" lançada no inicio de julho.

Blitz Ecológica

No domingo (09), o Pró-Comitê do Itacaiúnas estará na entrada da Marabá Pioneira realizando a primeira Blitz Ecológica, com lançamento da camiseta, logo e adesivos do projeto. Os motoristas que desejarem divulgar a iniciativa, podem parar e receber o adesivo.

Projeto Ciranda Verde

quarta-feira, 5 de julho de 2017

PRÓ-COMITÊ DIVULGA AGENDA DE JULHO

Integrantes do Movimento, na Rádio Clube AM, na manhã desta quarta-feira
Depois da ação do dia 02 de julho, na Orla do Rio Tocantins, que deu o ponta-pé inicial de sua programação do mês de férias, o Movimento Pró-Comitê de Bacia Hidrogáfica do Rio Itacaiúnas esteve no Grupo RBA de Comunicação para divulgar os próximos passos de sua agenda.  

Na ocasião, estiveram com os locutores Zeca Moreno e Izaura Cabral, das rádios Clube AM e FM 91, respectivamente.

Os ativistas concederam entrevista convidando os ouvintes para as duas próximas ações da recém-lançada campanha "Mergulhe Nessa Luta pela Vida!", que dia 06 de julho, às 16h, realizará um encontro entre a Promotoria de Meio Ambiente do MPE e os moradores ocupantes das margens do Rio Itacaiúnas.

O evento, que será no Porto do Tacho, no final da Avenida Sororó, bairro Independência, dá prosseguimento ao diálogo iniciado no dia 18 de maio, em um encontro no Balneário Vavazão, que fica no mesmo bairro. O intuito, como da primeira vez, é a sensibilização dos ribeirinhos sobre a importância das ações de preservação em matas ciliares.

BLITZ E ADESIVAGEM   

Já no domingo (09), a partir de 9h, na entrada da Marabá Pioneira, o grupo realizará uma blitz ecológica, com adesivagem de carros e spot (propaganda volante e de rádio), além do lançamento da camiseta com a logo do projeto.

Os comitês de Bacia são responsáveis pela gestão e cobrança de valores pelo uso da água e são mecanismos indispensáveis para a preservação dos rios.

Texto: André Vianello
Foto: Pró-Comitê de Bacia

Projeto Ciranda Verde