sábado, 8 de julho de 2017

PRÓ-COMITÊ CADASTRA RIBEIRINHOS DO "TACHO"


Como antecipado pelo blog, o Movimento Pró-Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiúnas esteve na tarde desta quinta (06), com sua força tarefa no Porto do Tacho, final da Avenida Sororó, Bairro Independência.

A visita da caravana teve a intenção de dar prosseguimento aos diálogos entre autoridades e moradores ribeirinhos que vivem às margens do Itacaiúnas.  
Cerca de 60 populares do local e lideranças comunitárias compareceram ao evento para falar de suas demandas ambientais e ouvir os integrantes do Ministério Público, Secretaria de Meio Ambiente, e ONGs, que integram o movimento.

Segundo a promotora Josélia Lopes, que responde pela MPE, todos os moradores serão cadastrados perante o órgão e orientados a fazerem as adequações exigidas por lei, sob pena de não poderem mais permancer nesses locais, que são Áreas de Preservação Permanente. 

Continuando, Josélia Lopes ponderou que as autoridades constituidas (MPE, Polícia Civil, Militar e a até a Polícia Federal) estarão reprimindo e prendendo os especuladores de terras públicas nas Áreas de Preservação e inibindo novas invasões.  "Quem, de agora em diante, invadir, vender ou desmatar poderá ser preso e processado", considerou a magistrada.

 Entretanto, o momento é de diálogo e parceria com os atuais moradores dessas áreas, como lembrou o secretário do Meio Ambiente Val André, que aproveitou para colocar o órgão à disposição para esclarecimentos e auxílio aos que precisarem.

O Projeto Ciranda Verde, parceiro do Pró-Comitê do Itacaiúnas, foi representado por André Vianello, que falou sobre os principais pontos da Campanha: "Mergulhe Nessa Luta Pela Vida!" lançada no inicio de julho.

Blitz Ecológica

No domingo (09), o Pró-Comitê do Itacaiúnas estará na entrada da Marabá Pioneira realizando a primeira Blitz Ecológica, com lançamento da camiseta, logo e adesivos do projeto. Os motoristas que desejarem divulgar a iniciativa, podem parar e receber o adesivo.

Projeto Ciranda Verde

Um comentário:

  1. É isso aí. Os rios são artérias por onde flui a vida do planeta e dos seus hóspedes, nós. Todo apoio ao Pró-Comitê e ao Ciranda Verde. Salvar o Itacaiúnas é prioridade.

    ResponderExcluir