quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

FUMAÇA TEM IMPEDIDO QUE O CALOR DISPERSE À NOITE

Mapa do Pará tomado pela fumaça (em vermelho). Fonte: Inpe
A forte onda de fumaça provocada pelas queimadas em todo o Pará tem sido decisiva para o aumento do calor durante as noites em Marabá e em toda a região.
 
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento da Amazônia Legal (Prodes), as queimadas têm crescido sensivelmente desde de agosto de 2014, conflitando com os investimentos do governo federal para combate-las no mesmo período.
 
RESULTADOS
 
Uma das consequências nefastas dessa fumaça concentrada no ar é a impossibilidade da dispersão natural do calor durante a noite. Na terça, 1º de dezembro, por exemplo os termômetros marcavam 30º em plenas 22h00. Com o intenso calor, as pessoas acabam acionando os aparelhos de ar-condicionado (inflacionando a conta de eletricidade) e deixando a cidade ainda mais quente.
 
Em tempos de convenções climáticas, percebe-se claramente que o Brasil não tem feito seu dever de casa, podendo sofrer com futuras sanções internacionais. A crise climática pode também agravar a crise econômica. As autoridades precisam entender de vez que prevenir é mais barato e inteligente que a mera omissão propagandista.
 
Texto: André Vianello
Imagem: www.inpe.br
 
Projeto Ciranda Verde
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário