quarta-feira, 18 de novembro de 2015

RECUPERAÇÃO DO ITACAIÚNAS: VAMOS PRECISAR DE TODO MUNDO!

Equipe que percorreu o rio por mais de um ano
A convite do Núcleo de Educação Ambiental (Neam) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o Movimento Ciranda Verde entra em campo e se junta ao esforço para ajudar na recuperação do Rio Itacaiúnas, cuja sentença de morte foi anunciada depois que um grupo de pesquisadores realizou um levantamento ao longo de sua bacia.
 
Neste dia 19 de novembro, às 8h00 da manhã, acontecerá no Ministério Público Estadual (MPE), uma reunião que juntará Poderes Públicos, empresariado, ONGs e movimentos sociais para discutir as próximas ações a  serem desenvolvidas em parceria para reverter a situação do importante manancial, que há anos agoniza com a degradação ambiental.
 
O QUE O LEVANTAMENTO REVELOU?
 
Denominada de "Itacaiúnas o Rio da Memória", a pesquisa foi liderada pelo biólogo Noé Von Atzingen. Os trabalhos da equipe começaram em abril de 2014, desde então,  foram percorridos 551 km começando na foz do Itacaiúnas, na Zona Urbana de Marabá até sua nascente, no município de Água Azul do Norte.
 
Entre os problemas detectados pelos pesquisadores estão: lixo, ocupação desordenada, caça, pesca predatória, fogo, despejo de efluentes, gado, assoreamento, exploração de areia, seixo e desmatamento.
 
Nessa próxima fase, o projeto pretende desenvolver as seguintes ações, segundo o documento produzido pela equipe que participou da expedição ao rio: divulgação dos resultados da pesquisa junto as comunidades envolvidas, comunidade científica  e instituições de ensino para suprir a carência de informações.
 
De acordo com professor  Von Atzingen, a expedição usou os dados do livro "Viagem a Itaboca e ao Itacaiúnas”, do pesquisador francês Henri Coudreau, obra escrita há mais de cem anos. Agora é hora de correr atrás do prejuízo e a participação de todos é bem vinda. Você pode ajudar denunciando a ocorrência de problemas como os mostrados nas pesquisas.
 
Texto: André Vianello
Fonte: NEAM/ Projeto Itacaiúnas, o Rio da Memória
Fotos: Projeto Itacaiúnas, o Rio da Memória 
 
Projeto Ciranda Verde
 

2 comentários:

  1. Bela no inicativa do Projeto Ciranda porque não podemos deixar o nosso rio morrer.

    ResponderExcluir
  2. Bela no inicativa do Projeto Ciranda porque não podemos deixar o nosso rio morrer.

    ResponderExcluir