Delegada Simone: "quem for flagrado será responsabilizado!" |
Boa notícia para as pessoas que amam e torcem pelo Rio Itacaiúnas. Depois da audiência realizada no Ministério Público Estadual no último dia 19, ficou acertado que a Polícia Civil, com reforço da Polícia Militar e Semma irá intensificar as operações contra os invasores de Áreas de Preservação Permanentes (APPs), ao longo de toda a extensão urbana deste manancial.
De acordo com a delegada Simone Felinto, a maioria dos invasores se apossa irregularmente das margens do rio com a intenção de lotear e vender para terceiros, incorrendo, ambos em crime ambiental, que é passível de sanções, isto é, responsabilidade criminal. A situação dos infratores se agrava se a área for desmatada.
Para a delegada, a retirada imediata dos infratores ambientais é indispensável para que o rio não morra. A Força Tarefa criada com diversos órgãos governamentais e ONGs irá realizar em breve uma expedição ao longo das áreas para verificar de perto a situação e tomar providências junto ao Ministério Público Estadual.
A POPULAÇÃO PODE AJUDAR
Audiência no MP discutiu o rio |
Assim como fizeram os integrantes do Grupo de Caiaque de Marabá, fotografando o cano de efluentes da JBS, a população pode colaborar encaminhando fotos e vídeos com flagrantes de crimes ambientais no Rio Itacaiúnas. (A recomendação do blog é que esse material seja feito sem que o cidadão se exponha a riscos desnecessários, tais como em ação de caçadores, que provavelmente se encontram armados).
Para efeito de conhecimento, a legislação municipal considera APP a faixa de 100 metros de ambas as margens do rio. A declaração é do secretário de Meio Ambiente, Carlos Brito.
Texto/foto: André Vianello
Projeto Ciranda Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário