quinta-feira, 19 de novembro de 2015

RIO ITACAIÚNAS: FORÇA TAREFA É CRIADA PARA PROJETO DE SALVAMENTO

Promotores do MPE ouvindo os ambientalistas e órgãos sobre o plano
Como foi antecipado pelo blog, ocorreu na manhã desta quinta-feira, (19) a reunião entre Ministério Publico Estadual, órgãos ambientais dos municípios da bacia do Itacaiúnas, ONGs e sociedade civil para discutir a criação de um plano de ação para intervir na questão deste importante rio, que padece com agressões de várias ordens ao longo de seu percurso.
O QUE FICOU DECIDIDO?
(Unifesspa)
Entre os encaminhamentos tirados da reunião, ficou acertada a criação de uma força tarefa com atuação de todos os órgãos presentes, de forma que cada um possa intervir na sua área de competência.
De imediato, pesquisadores e professores da Unifesspa, formaram uma equipe para realizar o levantamento de espécies de fauna e flora existentes ao longo do perímetro urbano de Marabá. O objetivo é descobrir o que deve ser plantado a partir do ano que vem para a recomposição das matas ciliares (prazo 60 dias).
(Polícia Civil e Semma)
A Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar, deve intensificar as operações nas áreas de preservação na Zona Urbana para retirar e autuar criminalmente quem, por ventura, estiver ocupando matas a menos de cem metros da calha do rio. 
(Ministério Público Estadual)
A Promotoria de Meio Ambiente de Marabá deve encaminhar após as providências dos órgãos da Força Tarefa para que haja a responsabilização civil e criminal dos contraventores que estão ocupando irregularmente as referidas áreas ao longo do rio e seus afluentes.


Delegada Simone: "faremos novas ações ao longo do rio! "
(Municípios da Bacia do Itacaiúnas) 
Os demais 10 municípios que fazem parte da Bacia do Itacaiúnas devem encaminhar ações equivalentes nas respectivas comarcas para a realização de ações conjuntas com os órgãos ambientais em sua área urbana e rural.
Daqui pra frente, acontecerão reuniões mensais com todo o grupo que compõe a Força Tarefa para avaliar os resultados das primeiras ações e encaminhar novas deliberações. O Projeto Ciranda Verde como integrante dessa Força Tarefa, acompanhará as ações e reuniões atuando no processo dentro de sua competência (voluntariado). As ações de sensibilização nas escolas vão continuar e mais providencias concretas como plantio urbano acontecerão nos próximos dias.
A batalha começou e você está convocado, compareça a próxima reunião no dia 15 de dezembro no auditório do MPE ao lado do Fórum de Marabá 
Texto/ fotos: André Vianello
Projeto Ciranda Verde
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário