quinta-feira, 16 de junho de 2016

APRENDA A FAZER UM REPELENTE CASEIRO COM NIM INDIANO

O Nim Indiano é a árvore da moda entre os moradores da cidade
No início desta semana, o blog divulgou uma matéria para tratar dos riscos do plantio indiscriminado da árvore Nim Indiano. 

O material foi elaborado depois que muitos leitores solicitaram informações sobre esse vegetal, que tem sido plantado pelo Poder Público para fazer paisagismo urbano. 

O Nim Indiano também tem caído no gosto dos moradores, que o têm adotado pelo fato de ser uma árvore bela e de rápido crescimento. Dessa forma, o Nim tem se espalhado por ruas e calçadas de Marabá, com uma frequência cada vez maior. 

Sobre a rápida proliferação da espécie, vale o alerta dos especialistas quanto ao risco da árvore afastar espécies de insetos importantes para a polinização e alimentação do microssistema de seu entorno. Isso, a médio prazo, pode impedir que outros vegetais prosperem num raio de 40 metros.   

Mesmo assim, vale tirar proveito das propriedades repelentes das árvores de Nim que já existem pela cidade. A dica do blog surge exatamente em um momento em que o verão chega, trazendo com ele problemas como a eclosão dos ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. 

O repelente natural feito a partir das folhas do Nim Indiano  tem uma preparação muito simples. Basta juntar um punhado de folhas equivalente a 200g e por em um liquidificador ligando o aparelho por, aproximadamente, 2 minutos; depois de retirar a mistura resultante, deixe descansar por 12 horas. Terceiro passo consiste em retirar as pessoas de casa para borrifar nos cômodos, com uma bombinha de inseticida mantendo as janelas abertas por quinze minutos antes de trazer os moradores de volta. 

Se preferir, use uma camisa amarrada à cabeça, de forma que ela possa cobrir as narinas, pois o cheiro do composto, ao ser aplicado, é desagradável. Contudo, após a aplicação completa, o cheiro para de incomodar.

Teste do blog
O Ciranda Verde testou o inseticida em uma casa infestada por formigas, pequenas baratas e mosquitos e comprovou a efetividade da mistura. Alguns cuidados devem ser levados em conta, como não deixar o composto cair nos olhos e não aplicar o repelente com assiduidade. Um intervalo de 15 dias deve ser respeitado entre uma aplicação e outra. 

O inseticida a base de Nim Indiano também pode ser misturado a álcool de farmácia para servir de desinfetante para limpar o piso da casa.   

Texto: André Vianello
Foto: nimdaindia.zip.net

Projeto Ciranda Verde

6 comentários:

  1. Após bater as folhas no liquidificador eu posso usá-lo normalmente?

    ResponderExcluir
  2. Não fala da região que vocês atuam, nas os rios Poti e Parnaíba em Teresina estão precisando de socorro urgente.
    Tanto "tecnologia e volume de informações" tem servido para evitar que os usem como latrina tanto os indivíduos como o "poder" público municipal e pior o estadual que descarrega ali o acúmulo de água podre e lixo do que deveria ser esgoto numa capital sem esgoto.

    ResponderExcluir
  3. Tanto a tecnologia como o volume de informações NÃO TEM SERVIDO ...

    ResponderExcluir