Apesar dos bons exemplos e da luta para que a conscientização ambiental cresça na região, o Dia Mundial do Meio Ambiente também foi marcado por cenas de desrespeito à floresta.
Na noite deste domingo, 5 de junho, quando retornava de Belém para Marabá entre as cidades de Goianésia e Jacundá na PA- 150, a equipe do Projeto Ciranda Verde flagrou as imagens de um caminhão com, pelo menos, 18 toras de Maracatiara sendo levadas ilegalmente. (A espécie é muito apreciada na região para a confecção de móveis)
O veículo, que não possuía placa, prefere, aparentemente, rodar à noite quando a fiscalização é visivelmente reduzida.
Segundo dados do Greenpeace, a Floresta Amazônica abriga metade das espécies existentes no planeta com "40 mil espécies de plantas e mais de 400 de mamíferos. Os pássaros somam quase 1.300, e os insetos chegam a milhões".
A ONG garante que em apenas 40 anos foram desmatados cerca de 18% da Amazônia brasileira – uma área equivalente aos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Parte desse cenário se deve a pouca ou nenhuma fiscalização por parte dos governos, de forma que caminhões carregados com toneladas de madeira circulam pelas rodovias estaduais e federais sem serem incomodados.
As fotos e os vídeos do flagrante desse domingo serão repassadas por nossa equipe às autoridades competentes e providências serão cobradas.
Projeto Ciranda Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário