Hoje, 05 de setembro comemora-se o "Dia da Amazônia", a data foi instituída pelo imperador D. Pedro I através de um decreto que criava também a Provincia do Amazônas em 1850. Entretanto, no lugar de comemoração esse dia merece reflexão. Segundo a ONG Instituto Imazon, em um ano a DEVASTAÇÃO da Floresta aumentou 215% até meados de março de 2015. Em agosto deste ano, um novo alerta desta importante organização trouxe a público que novamente os índices da devastação haviam crescido mais 53%.
"Quase a metade do desmatamento ocorreu em áreas particulares, onde a floresta veio abaixo para a expansão da pecuária, principalmente no Mato Grosso. No Pará, o desmatamento foi provocado em grande parte pela GRILAGEM, que é a invasão de terras públicas. Já em Rondônia, segundo os ambientalistas, as árvores vêm sendo destruídas para dar lugar à agricultura.
Do total desmatado nos últimos sete meses, o estado que mais destruiu a floresta foi Mato Grosso (35%), depois Pará (25%) e Rondônia (20%).
Os analistas também fazem outro alerta: como os satélites do Imazon só detectam o desmatamento em áreas acima de dez hectares, os números da derrubada da floresta podem ser ainda mais altos".
FAÇA ALGO! Dia 11 de setembro, na CMM discussão do Plano Municipal de Arborização e dia 19 de setembro a partir das 8h30, acontecerá o primeiro plantio-piloto do Projeto Ciranda Verde em parceria com a Semma e entidades, na Agrópolis do Incra. Participe!
Imagem:www.santuariodasgracas.blogspot.com.br
Fonte: G1.com/Jornal Nacional , Agência Brasil e www.imazon.org.br
Projeto Ciranda Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário