Linda cajazeira! Esta fica na Cidade Nova, próximo ao Lions Clube |
A cajazeira (Spondias luta L.), planta da família das Anacardiáceas originária da América Tropical, encontra-se amplamente disseminada em quase todos os quadrantes do Brasil.
Na Amazônia, é vulgarmente conhecida por Taperebá, em São Paulo, Minas Gerais, por cajazeira miúda e cajá pequeno, nos Estados do Sul, por cajazeira ou cajá mirim e na maioria dos Estados do Nordeste, onde ocorre espontaneamente em condições silvestre competindo com outras espécies vegetais, ou em quintais, sítios e, até mesmo, na proteção e sombreamento do cacaueiro, é simplesmente conhecido por cajá.
Árvore portadora de caule ereto, com até 25 m de altura, portadora de ramos esparsos e extensos; sementes de formato claviforme ou remiforme, com números de lóculos e de embriões variáveis; flores hermafroditas, dispostas em panículas terminais; fruto do tipo drupa, de coloração amarelo-laranja, cilindriforme, polpa ácida, aromática, saborosa, comestível e saudável, com excelente aceitação de mercado. O processo de exploração dessa frutífera ainda é feita de modo extrativista.
Texto: reprodução/www.arvoresfrutiferas.blogspot.com.br
Foto: André Vianello (PCV)
Projeto Ciranda Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário