quarta-feira, 16 de setembro de 2015

EXCLUSIVO: DESMATAMENTO PODE TER AGRAVADO O SURTO DE LEISHMANIOSE EM MARABÁ.

Autoridades sanitárias e a população marabaense andam muito preocupadas com o aumento dos casos de leishmaniose em humanos na cidade. Apenas em 2015, 4 pessoas já vieram a óbito e pelo menos 19 encontram-se em tratamento em hospitais da cidade. 

Sabe-se que os cães são os principais hospedeiros do mosquito-palha (transmissor) e cerca de 400 animais foram diagnosticados com a doença. 

A prefeitura, por determinação do Ministério Público, faz operações de borrifamento" nos bairros com o maior índice de ocorrência, que são: Nossa Senhora Aparecida, Araguaia, o Km 7 e a Folha 6, todos na Nova Marabá. Cerca de 2.500 residências já receberam a aplicação do veneno que mata o mosquito transmissor da leishmaniose".

Mas um dado revelador chama a atenção, a propagação rápida da doença em Marabá pode ter ligação com o desmatamento no entorno da cidade. É o que dizem alguns pesquisadores e estudantes que avaliam a questão de maneira extraoficial. Para os defensores da hipótese, com a derrubada da floresta, algumas espécies animais, que habitavam aqueles locais, acabaram procurando a cidade, trazendo consigo o mosquito transmissor. 

Assim, o surto de leishmaniose que chegou à nossa cidade pode ser mais uma das consequências danosas do desequilíbrio ambiental causado pela interferência humana. Os animais do canil da Polícia do Exército (PE), segundo informações levantadas pelo blog, teriam sido os primeiros a serem contaminados.

COMBATENDO A DOENÇA

Contudo, uma medida preventiva simples pode ser adotada pela população, trata-se do chá feito a partir do "Nim", árvore considerada sagrada na Índia, que funciona como um repelente natural capaz de manter afastado o mosquito-palha. As mudas de Nim podem ser encontradas na Semma em Marabá. O contato com a secretaria pode ser feito através do número: (94) 3323-0571 ou pelo e-mail semma@maraba.pa.gov.br.

Texto: André Vianello
Colaboração: Gutemberg Reis
Dados: www.g1.globo.com
Foto: www.sonalivet.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário