segunda-feira, 21 de setembro de 2015

MATÉRIA ESPECIAL: POR QUE MARABÁ ESTÁ TÃO QUENTE?

O fenômeno da "Ilha de Calor" está cada vez mais sério nas grandes cidades.                                   imagem: www.globos.com.br  
Estamos em plena Floresta Amazônica e próximos à maior bacia hidrográfica do Planeta, portanto o clima aqui é perfeito, certo?... Errado! 
Apesar das condições ideais para que nossa cidade tivesse um clima agradável e muita sombra, Marabá está entre as mais quentes do Brasil, com temperaturas que beiram os 45°. Isso acontece graças a uma reunião de fatores, como desmatamento, crescimento da frota automotiva, queimadas e à falta de arborização urbana. 

A pecuária predatória, a agricultura e a venda ilegal de madeira estão entre as principais causas desse verdadeiro desastre natural em "câmera lenta". No caso da pecuária predatória, além de não gerar empregos, esta atividade se tornou um problema sério para o governo por causa do alto índice de grilagem. Não raramente, a criação de gado está associada ao trabalho análogo à escravidão e a morte das nascentes de rios. 
Sem floresta não há chuvas e os rios secam, forçando as pessoas a irem embora do lugar, como já vem ocorrendo em cidades de Minas Gerais.

SOLUÇÕES

Na Europa, os fazendeiros já criam gado em confinamento (foto), comprando ração e capim de empresas, que por sua vez, geram empregos. Nesse tipo de produção, considerada altamente eficiente, não é necessário uma área extensa para criar o gado, que fica em galpões recebendo o alimento. Assim, a floresta continua de pé.

No Brasil, a experiência do confinamento já começou a ser testada, contudo, há uma outra saída, igualmente interessante do ponto de vista ecológico, a criação do gado em  "fazendas verdes", que são aquelas empresas que mantêm a floresta juntamente com o gado, garantindo carne, empregos e um ar mais fresco e sem poluição. 

Pense verde!

Projeto Ciranda Verde

Texto: André Vianello
Fotos: www.globos.com.br / semana7.com.br

Um comentário:

  1. Falta conscientização por parte das pessoas. Nosso planeta está cada dia mais quente... priorizam apenas o lado econômico enquanto a natureza padece!

    ResponderExcluir