sexta-feira, 4 de setembro de 2015

SÃO FÉLIX E SUAS ÁREAS VERDES

Taxa de sombreamento de São Félix é superior a do restante da cidade
Mesmo ostentando o título de um dos bairros mais tradicionais de Marabá, o distrito de São Félix consegue manter vivas em seu entorno, grande parte de suas áreas verdes .

Pelas ruas do logradouro é possivel avistar belos exemplares de mangueiras, açaizais e outras frutíferas, que além de deixarem o ambiente mais agradável, fornecem sombra e alimento para quem passa. 

Localizado às margens da Rodovia BR-222, logo após à ponte rodoferroviária sobre o Rio Tocantins,
"São Félix já teve mais verde", (Marcelo Melo)
o bairro de São Félix possui durante o inverno e até no verão, um índice de precipitação (chuvas) superior ao dos núcleos Nova Marabá, Pioneira e Cidade Nova.

Um dos fatores que explicam este fenômeno é a grande área verde no entorno do bairro, que é cercado pelas vilas do Espírito Santo e Geladinho.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, o clima na cidade de Marabá tem apresentado no período picos de 38º. Nesse cenário, uma chuva é sempre muito bem vinda.

Contudo, para o músico Marcelo Melo dos Santos, 29 morador do local, a coisa é bem diferente do que foi "há 20 anos atrás", quando o bairro apresentava flora mais preservada, explica. Para ele, a derrubada de árvores tem relação direta com o calor que faz atualmente. O morador sugere que as poucas áreas públicas com verde do setor sejam revitalizadas pelo poder público.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário