quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ÁRVORES SÃO CORTADAS NA 7 DE JUNHO, PIONEIRA. (MENOS SOMBRA, MAIS DESCONFORTO)

Duas imponentes "mangubeiras" (foto) que embelezavam a Rua 7 de Junho, Marabá Pioneira, foram postas abaixo há 3 semanas. As árvores além de darem sombra no local, eram uma espécie de cartão postal verde que marcava a história do bairro há muitos anos. 

Entre as principais razões para o corte e poda de árvores no Brasil estão os problemas com a rede elétrica, contudo, isto também está relacionado com escolhas equivocadas como: a espécie certa para plantar em calçadas (passeio público); qual a distância manter da rua ou rede elétrica; frutíferas em via pública, entre outras. Provavelmente, o morador deve ter solicitado à Celpa ou à Secretaria do Meio Ambiente (Semma) para que retirasse as plantas dali. 

De acordo com o parágrafo III do Artigo 14º do Anteprojeto de Lei, que será submetido em breve à Câmara Municipal de Marabá, "O Plano de Manejo", instrumento que regulará o corte e a poda de árvores em nossa cidade, "obedecerá às seguintes diretrizes:

[...] Identificação*, com base no inventário, a ocorrência de espécies indesejadas na arborização urbana, seja por características intrínsecas, seja em razão da localização no logradouro público e na definição de metodologias* de manutenção ou de substituição gradual [...]".

Em síntese é necessária a autorização dos órgãos competentes para cortar e podar árvores. Entretanto, é sempre bom pensar em outra solução, afinal a presença da árvore, mesmo que de uma espécie inadequada para o local, traz mais benefícios que problemas. Que tal refletir sobre?

* os termos em negrito foram adaptados para evitar prejuízos à compreensão
Atualmente, o manejo é regulado pela Lei Municipal Nº 17.213/2006. 

Projeto Ciranda Verde



 

Um comentário:

  1. Monguba, munguba, mamorana, cacau selvagem, cacau falso são alguns dos nomes populares da espécie Pachira aquatica. As mongubas são árvores de excelente efeito decorativo, amplamente utilizadas na arborização urbana e rural. As plantas jovens envasadas são utilizadas nos países asiáticos em ambientes internos bem iluminados. A ela é atribuida reputação de atrair dinheiro e properidade, por isso também é conhecida como money tree (árvore do dinheiro).

    ResponderExcluir