domingo, 18 de outubro de 2015

ECOLOGISTA ALERTA PARA O PERIGO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL PARA

Marini: "novo código não tem base científica!"
A aprovação do novo Código Florestal Brasileiro é considerado pelos ecologistas e cientistas, um grande desastre para o meio ambiente e para os principais biomas do país. 

Coordenador do Centro de Pesquisas para Conservação do Cerrado, (Cerratensis/Icmbio) Inildo Marirni alerta para o a total falta de cientificidade das propostas do documento, numa clara referência à sanha econômica que inspirou sua criação. 

Marirni afirma ainda que o antigo Código Florestal dava base científica para que o Ibama e outros órgãos pudessem proteger a natureza com embasamento na lei.

O WWF Brasil lançou uma cartilha onde alerta para os enormes riscos que o novo Código Florestal Brasileiro representa para o nosso já fragilizado meio ambiente e chama a atenção para a interferência da bancada ruralista na aprovação do mesmo. Veja os principais riscos:

Risco de tragédias
Você sabia que as florestas contribuem para diminuir o impacto de catástrofes naturais? As mudanças propostas no Código Florestal põem em risco essa proteção.
Risco de extinção de espécies
As mudanças no Código Florestal reduzem áreas de reserva legal, que protegem a biodiversidade de nosso país. 
Aumento do desmatamento
O texto sugerido na Câmara dos Deputados propõe perdão de multas por desmatamento feito até 2008 e não exige a recuperação de áreas desmatadas ilegalmente. 
Mudanças Climáticas
Com o desmatamento, há um risco potencial de quase 7 bilhões de toneladas de carbono acumuladas em diversos tipos de vegetação nativa serem lançadas na atmosfera. Veja a matéria completa em www.wwf.org.br
blog Ciranda Verde lembra que para que o código fosse aprovado, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha praticou uma série de manobras, conhecidas como "jabutis", que se resumem a incluir trechos que não constavam da redação original do texto, tudo para beneficiar financiadores de campanha.
Texto: André Vianello
Fonte:www.senado.gov.br/ www.wwf.org.br
Projeto Ciranda Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário