sábado, 31 de outubro de 2015

ESPECIAL: PEC 215 ANUNCIA DIAS SOMBRIOS PARA A NATUREZA


Indígenas protestando contra aquilo que estão chamando de "PESTE 215"
Aprovada por 21 votos em uma comissão especial da Câmara no último dia 27, a PEC 215 propõe que o poder de decidir sobre as demarcações de terras indígenas saia das mãos do Executivo e vá para as do Congresso Nacional.
 
O blog resolveu fazer uma análise sobre as consequências danosas dessa medida e fazer umas perguntas, no mínimo intrigantes, que colocam sob suspeita o interesse dos parlamentares na aprovação definitiva da PEC.
 
A primeira reflexão vem dos ecologistas que estão extremamente preocupados com a possibilidade da aprovação. Eles alertam que atualmente, os mais empenhados na adoção da medida são os empresários da agropecuária brasileira, o problema é que esse segmento da sociedade é disparado o principal responsável pela devastação da Amazônia e das demais regiões do país.
 
Chama atenção o fato de na última eleição, a bancada ruralista, que defende exclusivamente os interesses dessa classe, aumentou sensivelmente. Assim, os desmatadores montaram seus exércitos e deram início à guerra contra a natureza.
 
Sabe-se também que as terras ocupadas pelos índios e fazendeiros pertencem à União e portanto não geram indenização. Os ruralistas querem mudar isso também, o que nos faz imaginar que a partir da aprovação, eles passarão a adquirir mais terras nessas regiões para lesarem deliberadamente o erário público.
 
Além disso, se as invasões crescerem em número crescerão também os conflitos e os assassinatos de indígenas (lado mais frágil).
 
Faremos, agora a primeira pergunta desta série para que você possa refletir sobre a questão:
 
Por que o súbito interesse dos congressistas em deter mais uma obrigação para si? Estariam eles desejando trabalhar mais, já que a atribuição pertence, atualmente, ao Ministério da Justiça? 
 
Pense nisso!
 
Texto: André Vianello
 
Projeto Ciranda Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário