sexta-feira, 9 de outubro de 2015

SÉRIE ESPECIAL (SEGUNDA PARTE): FLORESTA AMAZÔNICA ESTÁ DOENTE COM MUITO SOL E FALTA D'ÁGUA

Imagem: www.viajeaqui.abril.com.br
Na primeira parte dessa série, você leu que um estudo liderado por pesquisadores da UFMG revelou que as árvores da Floresta Amazônica estão adoecendo de calor e falta de água. Continue lendo: 

"Para as análises, a coleta de espécies ultrapassou a marca de 1 mil amostras do dossel da Floresta Amazônica. O trabalho, realizado em parceria com a UFMG pela pesquisadora Genimar Julião, do Instituto 
Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), durou quatro anos, dando origem à tese de mestrado da estudante manauara.“Com a ajuda de pessoas acostumadas ao cotidiano da Amazônia, Genimar construiu a tese de mestrado escalando mais de 100 árvores, com mais de 40 metros cada uma, sujeita a se deparar com bichos como cobras. 

Tanto empenho parece ter valido a pena. Ao comparar amostras de vegetação estressadas, a equipe da UFMG detectou coincidências entre amostras da Amazônia e as de vegetações comprovadamente estressadas. Segundo o professor Geraldo Wilson a explicação para a existência dos tumores em vegetações do topo da floresta é simples: “Trata-se da parte mais estressada da Amazônia. 

Apesar da grande quantidade de chuvas, a umidade desaparece rapidamente, devido à forte incidência solar. As folhas do dossel da Floresta Amazônica também são muito duras, o que dificulta a vida de inimigos naturais que poderiam eliminar os tumores, que, nesse ambiente hostil, têm mais chances de parasitar as plantas”. 

Continua!

Texto: reprodução (www.paisagismobrasil.com.br)
Foto: www.viajeaqui.abril.com.br

Projeto Ciranda Verde


Nenhum comentário:

Postar um comentário