sábado, 24 de outubro de 2015

SINAIS DOS TEMPOS: SECA JÁ É UMA REALIDADE EM TODO O BRASIL

Apesar dos vários alertas de ecologistas, índios e povos da floresta, o governo e a sociedade brasileira continuam inertes diante da hecatombe ambiental que estamos vivendo.

A natureza está mandando a conta muito mais rápido do que as pesquisas científicas previam.

Fenômenos como a estiagem prolongada, resultado do desmatamento e da consequente quebra do ciclo das chuvas e a própria seca avançam sobre os estados com uma velocidade impressionante

A imprensa noticia a morte de toda a biosfera, mas se omite quanto às verdadeiras causas de tudo: pecuária predatória, a corrida da soja na Amazônia e o apetite voraz do mercado imobiliário, que tem aterrado nascentes de água importantes para o abastecimento de rios em todo o Brasil.

Em Marabá, o Itacaiúnas agoniza dando seus últimos suspiros, (o condomínio Green Village é acusado de aterrar uma de suas nascentes); em Goiás mais de dez cidades decretaram estado de calamidade pública por causa da seca; no Rio Grande do Sul, recentemente, o nível do Rio Taquari, em Colina, baixou tanto que fez surgir uma pedra talhada com inscrições de 1943.

A sociedade precisa se mobilizar e começar a pressionar governo para encontrar soluções urgentes. E para não ficar apenas no âmbito das críticas, aí vão duas sugestões do Projeto Ciranda Verde: recuperação das matas ciliares dos Itacaiúnas (desde a  foz até a nascente principal) e a criação imediata do Parque Municipal do Bambuzal.

Ou fazemos algo agora, sem demagogia política e envolvendo todo mundo, ou o próximo filme que assistiremos será o Mad Max da vida real.

Texto: André Vianello
Projeto Ciranda Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário