quarta-feira, 21 de outubro de 2015

PARQUE AMBIENTAL DE MARABÁ JÁ É LEI, MAS NÃO SAIU DO PAPEL

A área ao centro do mapa da cidade corresponde ao futuro parque
No Plano Diretor de Marabá, lei que rege as políticas da cidade, consta que a área correspondente as duas marges do aterro de acesso à Marabá Pioneira, chegando às margens do Rio Itacaiúnas à esquerda, Grota Criminosa à direita e com limites na marginal direita da "Transamazônica" está reservada para a a construção de um parque ambiental municipal. 

O local, que é uma Zona Ecológica de Interesse Ambiental (Zeia) é conhecido como Bambuzal. A implantação do parque seria extremamente benéfica para Marabá, que teria o calor amenizado e o ar menos poluído em função da presença das árvores bem no meio da cidade. 

Contudo, as autoridades não têm atentado para esta importante demanda da nossa sociedade e consta que até já empresas de olho no local a fim de edificar prédios comerciais. Na Semma, o titular Carlos Brito disse que o parque é importante mas que faltam recursos. 

Nós do Movimento Ciranda Verde acreditamos que, uma vez sendo previsto em lei, o parque só precisa de pressão popular para sair definitivamente do papel. "A população ainda não entendeu a relação que existe entre a falta de cobertura verde na cidade e os extremos calor e poluição!", garante o engenheiro agrônomo Carlos Cavalcanti, integrante do projeto. 

Em breve o PCV pretende organizar um passeio ciclístico até o local do futuro parque e produzir um vídeo-documentário sobre a situação do mesmo, que ano a ano sofre com as inúmeras queimadas, muitas delas criminosas.

Texto: André Vianello
Foto: Google Maps  

2 comentários:

  1. Fantástica ideia, pois como morador itinerante desta cidade tão linda e amada, gostaria de retornar em breve e ver tal projeto tornar-se realidade. Persistam, não desanimem. Vai ficar lindo e será um diferencial dentre todas as cidades do Pará, afinal, temos que nos preparar para ver essa capital do estado do Carajás sair do papel. marcelo amorim

    ResponderExcluir
  2. Fantástica ideia, pois como morador itinerante desta cidade tão linda e amada, gostaria de retornar em breve e ver tal projeto tornar-se realidade. Persistam, não desanimem. Vai ficar lindo e será um diferencial dentre todas as cidades do Pará, afinal, temos que nos preparar para ver essa capital do estado do Carajás sair do papel. marcelo amorim

    ResponderExcluir