Imagem: www.oficinadanet.com.br |
As temperaturas altas prejudicam as saúde pública, aumentando sensivelmente os gastos com internações para um sem número de pessoas com doenças respiratórias, por isso, investir em um parque ambiental é também economizar recursos públicos, pois com a capacidade das árvores em retirar o gás carbônico (CO2) que nós produzimos, o ar melhora e consequentemente teremos menos gente adoecendo e faltando ao trabalho etc.
As árvores também atuam redução do calor ao expelirem oxigênio (O2) e vapor d'água para a atmosfera. Esse processo fotossintético mostrado na ilustração é indispensável para a produção das chuvas que alimentam nossos mananciais.
O engenheiro Agrônomo Carlos Cavalcanti, do Projeto Ciranda Verde, afirma que uma das vantagens de se criar um parque ambiental está na vigilância e na proteção às árvores, que não podem mais ser cortadas, segundo ele ainda, a cidade tem uma carência muito grande de árvores e o parque seria decisivo na melhora do microclima de Marabá, com a consequente redução do calor e melhoria do ar, de forma geral.
O Parque ambiental de Marabá está previsto no Plano Diretor da cidade e precisa ser implantado pois existe o risco da área ser tomada pela especulação imobiliária. A hora de pressionar os poderes públicos para a implantação desse equipamento público indispensável para a população.
Continua a campanha do blog para conseguir sugestões de nome para ao futuro parque, dê a sua!
Texto: André Vianello
Projeto Ciranda Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário